sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS.

PNAIC – PACTO NACIONAL  PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

SEQUENCIA DIDÁTICA
O CARACOL VIAJANTE

ELABORAÇÃO: FABRÍCIA BARBOSA DE SOUZA
TEMA: LITERATURA INFANTIL – O Caracol Viajante ( Junqueira, Sônia; São Paulo: Ática, 1998.

Para iniciar o meu trabalho com o trecho da história, seguir alguns passos importantes:

- Confecção de Cartazes:
•    Confeccionar cartazes com o trecho da história escrita em letra de imprensa maiúscula;
•    Fazer um cartaz onde algumas palavras do trecho da história possam ser substituídas por desenhos.

- Criação de Fichas:
•    Criar fichas com as palavras do trecho da história em letra imprensa maiúscula;
•    Fichas com as frases do trecho da história escritas sem espaçamento, ou seja, emendadas;
•    Fichas com os desenhos que representam as palavras do trecho da história;
•    Fichas com palavras divididas em sílabas.


TRECHO DA HISTÓRIA

RODOLFO É UM CARACOL.
ELE LEVA A CASA
NAS COSTAS.
A BARRIGA VAI  NO CHÃO.
A CABEÇA VAI  NO AR.

RODOLFO VIVE SATISFEITO.ELE NÃO TEM ALUGUEL PARA PAGAR...

ATIVIDADE 1:

OBJETIVOS: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.

•    Organizar a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
•    Informar o gênero, logo após contar a historinha.
•    Mostrar o 1º cartaz com um pequeno trecho da historinha que será trabalhado escrito com letra de imprensa maiúscula.
•    Ler o trecho da historia pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
•    Repetir a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
•    Pedir que os alunos leiam o trecho da historinha e, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
•    Pedir que cada aluno também leia o trecho individualmente
•    Fazer a exploração oral do texto com questões de compreensão:

A)    Quem é Rodolfo?
B)    O que ele leva nas costas?
C)    Onde vai a barriga?
D)    Onde vai a cabeça?
E)    Por que Rodolfo não tem aluguel pra pagar?


OBJETIVOS: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.

ATIVIDADE 2
  • Mostre o 1º cartaz do trecho da historinha e leia-o com os alunos.
  • Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra do trecho, colorindo-as de vermelho e azul.
  • Em seguida, peça pra que os alunos copiem o trecho.
  • Circule no trecho as palavras que a professora ditar.
  • Desenhe o caracol e sua casinha.






ATIVIDADE 3
  • Distribuir o texto para cada aluno e peça que eles colorir de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
  • Pedir  que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha do trecho, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
  • Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CARACOL no trecho e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras tem?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
  • Em seguida, pedir que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa de 6 letras e de marrom as palavras com 7 ou mais letras.


ATIVIDADE 4
  • Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem as palavras: CARACOL, RODOLFO, CASA, BARRIGA, CHÃO, AR, CABEÇA, ALUGUEL, SATISFEITO.



OBJETIVOS: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.


ATIVIDADE 5
  • Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:

PALAVRA
No DE LETRAS
RODOLFO
CARACOL
ELE
CASA
BARRIGA
CHÃO
CABEÇA
AR
VIVE
SATISFEITO
ALUGUEL
PAGAR
NÃO
  • Tarefa para casa pedir que os alunos pesquisem, recortem de jornais e revistas palavras com 2, 3, 4, 6, 7 ou mais letras (uma palavra de cada). 


ATIVIDADE 6
  • Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
  • Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
  • Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
  • Aponte cada desenho e peça que os alunos digam o nome do desenho.
  • Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos e escrevam.

OBJETIVOS: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.

ATIVIDADE 7
  • Disponibilizar o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos,  letra de imprensa maiúscula Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
  • Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
  • Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
  • Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
  • Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A  O L I.
  • Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual palavra Do texto formamos?”

CARACOL
  • Peça para que os alunos identifiquem no texto todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde .
  • Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras

OBJETIVOS: Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.


ATIVIDADE 8

•    Utilize novamente o cartaz do texto.
•    Escolher uma palavra do texto.
•    Falar pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
•    Repetir o mesmo procedimento com cada palavra do texto (utilize as fichas com as palavras).
•    Distribua o trecho da historia novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.

•    Complete a tabela:
PALAVRAS
No DE LETRAS
No SÍLABAS
RODOLFO
CARACOL
CASA
BARRIGA
CHÃO
CABEÇA
AR
ALUGUEL
SATISFEITO



OBJETIVOS: Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.
 
ATIVIDADE 09

SÍLABA INICIAL: Escolher algumas palavras do treco da historia. Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e circule.
  • Pedir que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial.
  • Faça uma “Lista” no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
SÍLABA FINAL (RIMAS):
  • Circular no texto as duas palavras que rimam



OBJETIVOS: Ler palavras; Escrever palavras.

ATIVIDADE 10
  • Selecione algumas palavras do trecho da história e escreva-a no quadro
  • Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C (C = consoante; V = vogal). Ex.:

RODOLFO
* Agora colocar dentro do quadradinho o número de letras de cada sílaba da palavra acima:
clip_image001
RO
clip_image001[1]
DOL
clip_image001[2]
FO
* Fazer o mesmo com as palavras abaixo:
CARACOL

clip_image001
CA
clip_image001[1]
RA
clip_image001[2]
COL

  • Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
  • Repetir a atividade com as outras palavras do trecho da historia.

ATIVIDADE 11 (AVALIAÇÃO):
  • Ditado das palavras do texto trabalhado.
  • Retirar os cartazes para que os alunos não tenham nenhum contato visual com o texto. Após o ditado, verificar  as dificuldades ortográficas dos alunos, para ir trabalhando-as gradativamente.
Sugestões de atividades: “Bingo de Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Cruzadinhas”, “Caça-palavras”, “Trilha”, “Forca”, “Texto Lacunado”, “Texto Fatiado”, Jogo da Memória(figuras e palavras)”,etc. 










2 comentários: